O eSocial é um projeto do governo federal que tem por objetivo desenvolver um sistema de coleta das informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais relativas à contratação e utilização de mão de obra, armazenando-as no Ambiente Nacional do eSocial possibilitando aos órgãos participantes do projeto, sejam eles Caixa Econômica Federal, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Previdência Social e Receita Federal, sua efetiva utilização.
Inseridas no universo de informações previstas no projeto eSocial estão as informações de SST – Saúde e Segurança do Trabalho. Dentre estas destacam-se as informações referentes aos Ambientes de Trabalho, Comunicação de Acidentes de Trabalho, Monitoramento da Saúde do Trabalhador, Condições Ambientais do Trabalho, dados referentes aos adicionais de Insalubridade, Periculosidade e da exposição à condições para fins de Aposentadoria Especial.
O empregador deverá gerar um arquivo eletrônico contendo as informações previstas nos leiautes do eSocial, assina-lo digitalmente e transforma-lo em um documento eletrônico. Este arquivo eletrônico deverá ser transmitido pela Internet para o Ambiente Nacional do eSocial que, após verificar a integridade formal, emitirá o protocolo de envio e o enviará ao empregador.
A Canal Safety dispõe de toda a estrutura necessária para a gestão das informações previstas no projeto eSocial, pois conta com uma equipe de profissionais capacitados e software para gerenciar as informações de Saúde e Segurança do Trabalho, garantido a agilidade e a segurança de todo o processo.